Empregabilidadeiventys

O que acontece para você perder uma vaga

O que fazer para perder uma oportunidade de emprego?

Todos os dias centenas de milhares de profissionais buscam oportunidades de emprego que estejam alinhadas àquilo que acreditam ser os seus valores e missão de vida. E há pessoas que se frustram e até pensam em desistir por não conseguirem a tão sonhada vaga. Então, se preenchem os requisitos, possuem formações dentro das demandas do mercado, por que será que não conseguem se recolocar?

Entre as várias razões que podem acontecer para você não conseguir sua vaga de emprego, listamos algumas aqui que podem fortalecer sua maturidade e seu processo de desenvolvimento para seguir crendo em seu talento e abraçando as oportunidades que surgirem ao longo de sua jornada:

  1. Você é menos qualificado do que a vaga demanda. Muitas pessoas creem que em bora haja competitividade no mercado, nem todo preenchem sempre todos os requisitos. Acredite! Sempre há alguém que preenche. Portanto, a menos que você atenda o perfil da vaga, nem tente se candidatar.
  2. Você é qualificado demais para a vaga. O contrário é perfeitamente coerente. Se você for qualificado demais para a vaga, os recrutadores entendem que na primeira chance que você tiver de ir para um emprego melhor, você irá. Isso pode ser um fator impeditivo para sua contratação.
  3. Você não causou uma boa impressão. A sua imagem chega primeiro. Não adianta estar habilitado a preencher a vaga, se você se apresenta como alguém exagerado, tanto em imagem pessoal quanto em comportamento. O código de vestimenta deve atender ao ambiente para o qual você pleteia o cargo. Imagine ir vestido de jeans e T-shirt a uma entrevista em um escritório formal? Ou ainda ir com salto agulha para um ambiente informal e que exija que você se movimento muito durante o dia?
  4. A vaga foi preenchida internamente. Infelizmente ocorre ainda de empresas recrutarem profissionais para preencherem vagas que, a priori, já possuem um candidato ideal e que muitas vezes já faz parte do quadro de colaboradores da organização. Não é justo com outros profissionais, porém é como muitas empresas costumam fazer. Portanto, neste caso, não se sinta diminuído, pois o processo já estava definido antes mesmo de começar.

Desejamos que você avalie as condições apresentadas acima e, sobretudo, a cada processo não efetivado, repense sua postura, seus pontos de melhoria e suas potencialidades e nunca perca de vista o tipo de empresa que possui valores alinhados aos seus!

Equipe Iventys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *