Hoje concluímos a série sobre a influência da cultura no marketing internacional. Compartilhamos ao longo do último mês alguns cases de sucesso e fracasso na implementação de estratégias de marketing internacional por parte de empresas globais. Os artigos demonstraram o quanto a cultura é um fator fundamental ao considerar ações de marketing internacional.
Hoje trazemos o case do Mc Donald’s, lembrando que este resumo foi extraído do artigo que escrevi com meu amigo Thiago Medeiros em 2011 para o Simpósio de Gestão e Tecnologia, sediado na Associação Educacional Dom Bosco, na cidade de Resende-RJ. Então, fiquem com o artigo de hoje:
Para Grande (2007) as culturas não percebem os produtos, bens ou serviços, de forma igual, tendo as empresas de se adaptarem ao gosto do consumidor cobrindo o mercado com o que pode ser potencialmente aceitável. Um exemplo conhecido de mudança e adaptação a peculiaridades culturais e locais são os lanches da rede de lanchonetes Mc Donald’s pelo mundo.
Dependendo do país, as combinações dos conhecidos sanduiches, ou melhor, do cardápio em geral, com ingredientes exóticos são oferecidas. Algumas dessas adaptações e combinações apresentadas em matéria intitulada “15 lanches exóticos do Mc Donald’s pelo mundo”, no portal MSN Viagem (www.viagem.br.msn.com), são:
Para a Ásia, a tradicional torta com recheio de maçã foi adaptada em torta de bacon com purê de batatas, conhecida como Bacon Potato Pie. Além disso, em algumas unidades do continente é oferecido um tipo de sopa preparada com frango e outros ingredientes característicos do tempero local como cebola, gengibre e pimentas;
Ainda na Ásia, uma cesta comestível com o recheio para o lanche é oferecida pela rede de lanchonetes do continente. Na cesta, nomeada pela equipe do portal de “Barco de Legumes Indianos”, é servido frango com tomate ao molho de curry, tomilho, manjericão e orégano. Outro aperitivo servido pela rede do continente é um pote de milho fresco para acompanhar o lanche, em substituição às famosas batatas fritas. Há também o pão de arroz para o McRice, servido com carne vermelha ou de frango, a escolha do cliente;
Na Alemanha, na França e em outros países da Europa, o lanche é tradicionalmente acompanhado com cerveja;
No Estado do Havaí, nos Estados Unidos, o café-da-manhã de luxo servido pelo Mc Donald’s é composto por um prato de arroz, ovos e rodelas de linguiça;
No México, é servido, por algumas unidades da rede, muffin
salgado preenchido com queijo, feijões e pico de galo;
Para se adaptar à culinária da Itália, a rede de lanchonete lançou o Mc Spaghetti, macarronada ao molho vermelho, servido após as 10h30 da manhã;
Na Finlândia e Noruega, o prato da vez é um aperitivo de peixe local servido com tempero wasabi ou de mel.
Marcela Brito – Cofundadora da Iventys Educação Corporativa
Thiago Medeiros – Analista de Asset no Grupo Aliansce Sonae